Amamentação!

Olá virtuosas!!!

O momento de amamentação é único para mãe e o bebê e de extrema importância para saúde do recém-nascido. No entanto, muitas dúvidas e mitos podem surgir durante esse período.

Por isso, seguem abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre amamentação e nutrição…

-Cerveja preta, canjica, canja, água inglesa aumentam a quantidade de produção de leite materno?

Esse fato não é comprovado cientificamente. É importante que a mãe consuma quantidade suficiente de líquidos, preferencialmente água e mantenha uma dieta equilibrada. O consumo de bebidas alcoólicas não é recomendado.

– Posso desprezar o colostro?

O colostro não deve ser desprezado, já que é rico em substâncias do sistema imune. Desse modo é uma vacina natural para o bebê, além de ser nutritivo.

– O aleitamento deve ter horário fixo?

O aleitamento deve ser de livre demanda que consiste em oferecer o peito ao bebê quando o mesmo demonstrar necessidade. De modo geral, isso acontece de três em três horas, mas se o intervalo entre as ofertas for um intervalo de tempo menor não  significa que o leite materno não está sendo suficiente.

Quais os alimentos ingeridos pela mãe que podem causar cólica no bebê?

Não é cientificamente provado que a alimentação da mãe pode causar cólica no bebê que amamenta. Mas há muitos relatos de mães sobre isso. Dessa forma, preste atenção nos alimentos que causam desconforto em seu bebê. Evite esses alimentos pelo menos até os três meses de vida da criança. Os alimentos mais comuns relatados pelas mães como causadores de desconforto gástrico no bebê são: chocolate, melão, pepino, pimentão, frutas e sucos cítricos, alimentos condimentados e vegetais da família das crucíferas.

– O café causa cólica no bebê

O café possui cafeína, assim como, chá-verde, erva mate e chá inglês. Esse composto não causa uma cólica, mas seu efeito atrapalha o bem-estar do bebê, visto que é estimulante, podendo gerar agitação na criança, resultando em choros.

Vegetais da família das crucíferas podem ocasionar gases no bebê?

Os vegetais como, brócolis, couve, repolho e couve-de-bruxelas podem causar gases na mãe, por conterem enxofre em sua composição.  Essa propriedade pode ser passada para criança também, causando desconforto gástrico no mesmo.

Não deixem de acompanhar as dicas!!!

Está querendo saber mais sobre determinado assunto? Nos envie email ou deixe um comentário!!!

Bjinhos Mari.

Mari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s