Dicas da Nutri: Vitamina D + receitinha de Crepioca!

Boa tarde virtuosas!

Vocês sabiam que a vitamina D é considerada uma das mais importantes para o organismo??

A vitamina D é muito conhecida pela sua função no desenvolvimento e na manutenção do tecido ósseo, bem como pelo equilíbrio do cálcio e do fósforo. Porém, estudos recentes sugerem o envolvimento dessa vitamina em diversos processos celulares vitais, como: diferenciação e proliferação celular, secreção hormonal, assim como no sistema imune e em diversas doenças crônicas não transmissíveis. A síntese cutânea pela exposição solar é a principal fonte de vitamina D, sendo o restante obtido pela alimentação e pelo uso de suplementos.

Após a produção na pele, a vitamina D entra na circulação e é transportada para o fígado. Nesse órgão ocorre a primeira hidroxilação desta vitamina, que posteriormente será secretada no plasma. Para se tornar ativa, ela é metabolizada por uma enzima nos rins. A produção desse metabólito é controlada principalmente pela concentração de paratormônio (PTH), cálcio e fósforo séricos.

A vitamina D é crucial para absorção de cálcio nos ossos. Ela é um hormônio fundamental, prova disto é que absolutamente todas as células de nosso corpo possuem receptores para essa vitamina, que também está associada metabolicamente a mais de 2000 genes funcionais, ou seja, 10% de nossos genes funcionais são dependentes dela.

Atualmente, a deficiência de vitamina D tem sido considerada um problema de saúde pública no mundo todo, em razão da sua participação no desenvolvimento de diversas doenças. Apesar da suposta maior exposição solar em nosso país, concentrações insuficientes de vitamina D sérica são também são comuns. O grande número de publicações que identificam uma inadequação na concentração sérica de vitamina D em todo o mundo tem despertado o interesse de estudiosos, que frequentemente identificam a relação dessa vitamina não somente com a osteoporose, mas também com o desenvolvimento de diversas doenças.

Assim, virtuosas é muito importante a exposição solar diária em horários adequados, por pelo menos 20 minutos, sem uso de filtro solar.

E para completar, olhem que dica rápida, prática e deliciosa vou deixar para vocês….

Estão sem tempo de preparar o jantar?! Então confiram….

CREPIOCA

 

INGREDIENTES

01 ovo

01 clara

01 colher de sopa de goma de tapioca

01 colher de sopa de tomates cortado em cubos

01 colher de sopa de cenoura ralada

Cheiro verde á vontade

MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes, batendo com um garfo e coloque uma pitadinha de sal. Em seguida, coloque a mistura em uma frigideira anti –aderente.

Simples né?!
Bjos Mari

 mari

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s