Dica da nutri: Qual leite tomar???

LEITE

Bom dia virtuosas!

A dica de hoje vai ajudar na escolha do diferentes tipos de leites presentes no mercado…

O leite é basicamente composto de água, onde são dissolvidos lactose, proteínas, sais minerais e uma pequena porcentagem de gordura, que varia para cada tipo de leite. Sendo que a composição pode ser alterada, de acordo com os seguintes fatores: raça, período de lactação, idade, cio, características individuais, alimentação, saúde, clima, espaço entre as ordenhas e estação do ano. Uma grande variedade de leites formulados, líquidos em pó, tem sido encontrada nas prateleiras de diferentes mercados.

O leite é classificado seguindo seu modo de produção, composição e requisitos fisicoquímicos e biológicos. Ele recebe as denominações A, B ou C que são determinadas a partir da contagem de microorganismos presentes no leite.

A bebida láctea pode passar pelo processo de pasteurização, que varia entre lenta ou rápida. Esse tratamento serve para garantir ao consumidor um leite de melhor qualidade, livre de microorganismos.

O leite tipo A é oriundo de um controle mais rigoroso na produção e higienização do leite. O leite é pasteurizado e embalado na própria fazenda, existindo, portanto, uma menor quantidade de microrganismos.  O leite tipo B é um leite que tem uma qualidade quase tão boa quanto o leite tipo A, mas a pasteurização pode ser feita em um centro de pasteurização, junto ao de outras fazendas. Já o leite tipo C é um leite que quase não possui normas de higiene na ordenha, podendo a sua coleta ser manual ou mecânica, sendo geralmente transportado em latões sem refrigeração até o centro de pasteurização, tendo uma maior quantidade de microrganismos.

O leite também é classificado segundo a legislação brasileira, em função do teor de gordura, recebendo diferentes denominações e são classificados da seguinte forma: a) com creme; no mínimo de 6,0%; b) integral: mínimo de 3,0%; c) parcialmente desnatado: máximo de 2,9%; e d) desnatado: máximo de 0,5%.

Então, agora é correr para o mercado e escolher o leite que mais adequa ao seu estilo de vida.

Beijos da Mari!!!

mari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s